A plataforma ArTe tem a missão de mostrar a (o) empreendedora (or) artesã (ão) de BsB e região para valorizá-la (lo) enquanto artista que é, enaltecendo sua história de vida e entrega à arte do ofício.
Mariana Gaioso
Sobradinho
Biojoia
(Cód. MG 001)
1º
2º
Trabalho com a criação de objetos decorativos, biojoias e acessórios produzidos a partir de elementos naturais do Cerrado brasiliense. Minha trajetória é guiada pelo respeito à natureza e pelo cuidado em transformar cada material em algo que carrega história, identidade, beleza e personalidade.
Eliane Pioli
Lago Norte
Biojoia
(Cód. EP 002)
1º
2º
Artesã de biojoias há 19 anos. Minha trajetória é marcada pelo respeito à natureza e pelo amor ao que faço. Cada peça que crio carrega a energia da floresta, a força das sementes e a exclusividade do couro de peixe, transformando matérias-primas sustentáveis em arte e beleza. Acredito que usar uma biojoia é mais do que adornar-se: é levar consigo um pedaço da natureza, em harmonia com a vida e em conexão com nossas raízes.
Márcia Tenório
Ceilândia
Semi Joia
(Cód. MT 003)
1º
2º
Ideia de Gênia faz semijoias em crochê em fio de metal. Arte do crochê no metal.
Carlos Roberto
Guará
Biojoia
(Cód. CR 004)
1º
2º
Tenho 60 anos e trabalho com artesanato variado há mais de 15 anos. Depois de um curso intensivo, meus professores viram meu trabalho e me orientaram sobre as biojoias. Também produzo esculturas afro orixás de papel machê. Sempre utilizando materia prima da natureza, reciclagem e reaproveitamento.
Maria Salete
Taguatinga Norte
Biojoia
(Cód. MS 005)
1º
2º
Nordestina, artesã e instrutora. Vivi 30 anos na Amazônia, onde aprendi a respeitar e transformar os materiais da natureza com consciência e afeto. Trabalho há mais de 30 anos com biojoias feitas de semente do cerrado e da Amazônia e artesanato com fibras naturais, como a bananeira. Hoje com 69, continuo criando, ensinando e valorizando o artesanato como cultura, identidade e sustentabilidade.