A plataforma ArTe tem a missão de mostrar a (o) empreendedora (or) artesã (ão) de BsB e região para valorizá-la (lo) enquanto artista que é, enaltecendo sua história de vida e entrega à arte do ofício.
Milenna Pasqualini
Águas Claras
Crochê e Amigurumi
(Cód. MP 301)
1º
2º
Ser artesã é ter o superpoder de transformar um simples fio em algo repleto de afeto, história e significado. Cada ponto carrega o amor e o cuidado que coloco em tudo o que faço. Aprendi a arte do crochê ainda na infância, com minha bisavó materna, e essa lembrança vive comigo até hoje, inspirando meu trabalho. Sou especialista em amigurumi, uma arte que se sente no toque e que nos permite eternizar momentos, pessoas especiais e até pets, transformando memórias em peças únicas.
Raquel Viol
Taguatinga
Artesanato em Feltro
(Cód. RV 302)
1º
2º
Mineira, residente em Brasília há 17 anos. Aprendi com a minha mãe a criar peças feitas à mão, a valorizar o cuidado, o tempo e o carinho colocados em cada detalhe. Com a experiência, em 2021, tomei uma decisão importante: Me dedicar exclusivamente à criação de brinquedos criativos em feltro. Acredito que eles vão além do brincar, estimulam a imaginação, fortalecem vínculos afetivos e criam memórias especiais. Estou em constante aprendizado, sempre buscando aprimorar minhas técnicas e oferecer brinquedos criativos em feltro que encantem crianças e adultos.
Natacha Dorta
São Sebastião
Crochê
(Cód. ND 303)
1º
2º
Imigrante venezuelana e especialista em crochê. Atualmente produzo sob encomenda e participo de feiras em Brasília. Minhas criações incluem moda infantil, toucas, luvas, cachecóis, moda feminina, biquínis, enfeites para o lar, decoraçãoes natalinas e muitas outras coisas.
Elza Vital
Recanto das Emas
Boneca de Pano
(Cód. EV 304)
1º
2º
Sou artesã de bonecas, transformo tecido em afeto e histórias. Cada boneca nasce das mãos, mas também do coração. Feitas à mão, com amor e detalhes que encantam. Trabalho também sob encomenda, crio peças personalizadas para guardar memórias e afetos.
Janaína Soutto
São Sebastião
Crochê
(Cód. JS 305)
1º
2º
Mineira, residente em Brasília há 20 anos. A arte está no meu sangue, filha do Vale do Jequitinhonha, terra de grande expressão artística, com reconhecimento mundial. Mas só vim desenvolver e me interessar verdadeiramente por artesanato, por volta 2014. Costuro, pinto, bordo, faço um pouco de tudo, mas o crochê, nos últimos tempos ganhou meu coração. Fazer artesanato, criar peças e ver pessoas tendo um pouquinho de mim, me dá uma satisfação enorme, pois tudo é feito com muito amor e cuidado.
Francisca Santos
Paranoá
Crochê
(Cód FS 306)
1º
2º
Tenho 56 anos e a minha experiência com o artesanato me trouxe muitas mudanças em minha vida. Trabalhei como doméstica quando cheguei em Brasília aos 18 anos. Minha história foi publicada em dois livros pelo SEBRAE e de outros colegas artesãos. E sou muito grata pela experiência, dedicação que trago enraizada no meu coração. Viver de artesanato não é fácil, mas eu não desisto. Com fé, foco e determinação sigo firme.
Sandra Maria
Samambaia
Crochê
(Cód. SM 307)
1º
2º
Ainda na infância percebeu que tinha muita facilidade em aprender e produzir peças artesanais. Na adolescência já complementava sua renda com este prazeroso trabalho. Em 2025 expôs suas peças no Salão do Artesanato em Brasília. Além de amar o que faz, seu propósito é criar peças singulares que proporcionem beleza e conforto aos seus pequeninos clientes.